O Fazenda Clube Marapendi tem uma história que se confunde com a história da Cidade. Surgiu ao início dos anos 70, com a Av. das Américas ainda de mão dupla. Seu fundador, Presidente do clube , um apaixonado por cavalos e muito inovou nesse espaço.
Os holofotes da pista iluminavam quem atravessava os túneis para a Barra, à época ainda um espaço em início de ocupação. Anos 70. Foi o 1º Clube a dispor de Placar eletrônico, em todo o País, projeto de Engenheiros da PUC. Também inovou com a 1ª Equipe de Cavaleiros, a frente hoje medalhistas olímpicos. Sediou o 1º Campeonato Americano de Saltos , com mais de 8 países , além de dezenas de Concursos Nacionais e Internacionais. Uma arena de extraordinário passado, que fez da Cidade do RJ a Meca do Hipismo em todo o País.
O Campeonato Brasileiro de Escolas 2023 de 25 a 30 de Julho terá no Fazenda Clube Marapendi essa interseção do Futuro com esse Passado de Glórias. Uma novíssima geração , representada por centenas de iniciantes no Esporte vindos de todo o País. E recebidos com todo o carinho e esmero, marcas do Hipismo Fluminense. O Campeonato Brasileiro de Escolas reunirá mais de 600 conjuntos.
Promoção e realização da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro, presidida pela amazona Alejandra Fernandez, Confederação Brasileira de Hipismo, presidido pelo cavaleiro Ferrnando Sperb e pelo Fazenda Club Marapendí, que tem à frente o engenheiro e aficcionado pelo Esporte em geral Antonio Augusto Magaldi.