©2022 FEERJ. Todos os direitos reservados.
Criação de Site por UpSites
O Enduro Equestre é um esporte que envolve resistência, velocidade, adrenalina e interação com a natureza. Uma modalidade que agrega a família e amigos no apoio aos conjuntos (cavalo – cavaleiro/amazona). Pois devem traçar uma estratégia muito individual, respeitando níveis de treinamento com intuito de concluir a prova sem desclassificações e lesões dos cavalos, ou seja, a 1ª e maior vitória é terminar o percurso sem eliminação.
“O limite de cada conjunto é o maior adversário no Enduro”
As categorias são divididas por distância. Os iniciantes começam no esporte na categoria de velocidade controlada (limitada) com distâncias que podem variar de 16 a 55 km. Divididas em até três anéis, sendo o mais tradicional 40 km em dois anéis. Nessa categoria inicial o que defini o vencedor não é quem chega em 1º, mas a conclusão do percurso em boas condições físicas do cavalo para não ter eliminação, e no menor batimento cardíaco possível, sem pontuação em casos de atrasos ou antecipações na chegada dos anéis. Ao final de cada anel o cavalo tem que passar pelo “vet-check” e só é liberado apresentando boas condições para dar continuidade. Caso não, ocorre a eliminação do conjunto.
As trilhas por onde os conjuntos percorrem são marcadas por fitilhos de cores diferentes de acordo com a distância do anel. Marcadas com placas de distancias a cada 3 km para um melhor controle da média horário durante a prova. Também tem uma placa de último quilômetro da trilha, que a partir dela não se pode parar ou dar meia volta até a chegada dentro do tempo ideal, onde todos se encaminham para o “vet-check” para a avaliação dos cavalos pelos veterinários. As trilhas passam pela natureza da região entre morros e rios, retas e caminhos em florestas passando pelos obstáculos naturais. A emoção da interação com seu cavalo e a natureza é o principal, evoluindo para uma adrenalina sem igual quando nas categorias de velocidade livre.
A mudança dessa categoria de velocidade controlada para a velocidade livre se caracteriza com o aumento da distância em quilometragem e velocidade, que somente ocorrem com a evolução no treinamento do cavalo aumentado sua resistência e condição física, muscular e cardiovascular. Considerando também o treinamento do cavaleiro para ajudar o cavalo na trilha. Além de saber discernir o limite de seu cavalo para evitar ao máximo uma eliminação por falta de energia, saúde e integridade física.
Na categoria velocidade livre a disputa é contra o relógio, com distâncias que podem variar entre 60 e 160 km, exigindo do cavalo genética, alimentação, treinamento e cuidados específicos para chegarem a 160 km num dia, dividido por alguns anéis.
“O Enduro Equestre é uma modalidade empolgante e que exige uma grande interação, resistência, velocidade e preparo físico dos conjuntos, aliado a horas e horas de diversão na natureza com seu parceiro de quatro patas fortes”.
Palavras de uma eterna Endurista, Alessandra Ribeiro Lucena, veterinária e Diretora do Enduro Equestre da FEERJ.
*Registro de cavalos de Escola, Adestramento, CCE, Volteio e Enduro são identos.